Uruçu Verdadeira - Melipona Scutellaris




Hymenoptera
. Apoidea
. Apidae
· Meliponini
Nome científico: Melipona Scutellaris(Latreille 1811).
Nome popular:Uruçu-Verdadeira,Uruçu-Nordestina.



Essa abelha muito popular entre os criadores é talvez a melhor opção para quem está pensando na produção de mel.Além da surpreendente adaptação aos diferentes climas do nosso país,ela também oferece uma facilidade enorme na hora da divisão de enxames e manejo.

É uma abelha grande muito parecida com a Apis Melifera,as vezes até confundida por leigos.Tem uma serie de listras brancas ao longo de seu abdómen negro,ainda possui um tipo de pelagem bem clara quase amarelo na parte superior ao tórax.Seus olhos são bem esverdeados e possui um par de mandíbulas muito fortes.

A população do enxame é grande comparado a outros especies de melíponas. Trabalha desde os primeiros raios de sol até o final da tarde.
melíponas. Trabalha O mel dessa especie é muito valorizado no nordeste,tem um alto teor de aguá como a grande maioria das abelhas sem ferrão.
É uma abelha muito dócil e não oferece nenhum tipo de risco ao criador e sua família o que possibilita a criação de enxames até mesmo em quintais junto a animais domésticos e crianças.

3 comentários:

  1. Boa noite. Achei legal o blog,
    Como faço para comprar enxame da uruçu verdadeira?
    Grato

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Achei legal o blog,
    Como faço para comprar enxame da uruçu verdadeira?
    Grato

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Como faço tb para compre um enxame da abelha uruçu verdadeira?

    ResponderExcluir