Mandaçaia





· Hymenoptera
. Apoidea
. Apidae
· Meliponini
Nome Cientifico:Melipona Quadrifasciata Quadrifasciata,Melipona Quadrifasciata Anthidioides,
Melipona Mandacaia Smith
Nome popular: Mandaçaia (Nogueira-Neto, 1970)




Essa abelha é bem adaptada a caixa racional,sua criação é muito fácil,pois além de não a presentar riscos ao meliponicultor,produz um mel delicioso.É uma ótima alternativa para as regiões sul e sudeste,visto que as abelhas mais produtoras não se adaptam facilmente com florada e temperatura,como as Uruçus e Jandaíra.

Existem três subespécies que ocorrem em diferentes ambientes.

Na região sul ocorre a forma Melipona Quadrifasciata Quadrifasciata que entre as tres é a menor,suas Listras amarelas são continuas.

A Mandaçaia Melipona Quadrifaciata Quadrifaciata habita regiões mais altas e mais frias, o comportamento externo dessa subespécie em relação a temperaturas baixas  como -5 C, e umidade relativa alta 75 a 90% no verão no horário das 7 a 11 horas da manhã é bem intenso o trabalho de coleta. Devido ao seu tamanho avantajado, possui bom controle de temperatura corporal, o que lhe permite viver em lugares mais frio.

Da região sul até o sul do nordeste ocorre a forma Melipona Quadrifasciata Anthidioides,que é maior e vive em temperaturas mais altas que a anterior.
Suas listras são interrompidas no meio do abdômen,tem quase as mesmas características.

Por fim na região nordeste e norte do pais ocorre a forma Melipona Mandacaia Smith que por sua vez tem o absomem com listras amarelas mais largas que nas outras subespécie,e está adaptadas as regiões semi-áridas do país.

Abaixo pode se observar a diferença entre as três subespécies citadas a cima.



                                       M.Q.Q.                      M.Q.A.                      M.M.S.


A entrada do ninho é construída com uma mistura de barro com resina e saliva das abelhas, formando um orifício central circundado por raias convergentes, pouco pronunciadas, encravada no tronco da árvore.
Após essa entrada existe um túnel construído de geoprópolis e cerume que leva direto a base do ninho.




O mel dessa espécie em analises se mostrou apropriado para o consumo humano,embora não seja uma abelha tão higiênica,visto que,ela pode em alguns estudos do nosso mestre Paulo Nogueira Neto,ele pode observar essa abelhas sobre fezes de vertebrados.E ainda ela pode vir a usar esse material como matéria prima para o geoprópolis e depositar pequenas partes do mesmo material para marcar o território ao redor da entrada do enxame.Por isso o própolis das melíponas não são indicados como medicamento.

Voltando ao mel,o mel da mandaçaia é bem liquefeito devido ao alto teor de umidade,mas apesar disso é um mel muito saboroso de aroma suave e não é enjoativo.
O mel das Meliponas em geral deve ser pasteurizado antes do consumo. 






Referência:
Nogueira-Neto. A criação de abelhas indígenas sem ferrão.







8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sugiro mudar o tipo de fonte pois esse está tudo em maiúscula.....

    ResponderExcluir
  3. Eu sugiro que busque regisar o conteúdo, pois pelo que conheço está errado sua identificação...na foto ali está respectivamente MQQ, MQA e MMS. E você colocou diferente... Dá uma pesquisada .. mais tá errado

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Eu gostaria de adquirir um enxame de Uruçu amarela, como faço para conseguir???

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Está errado. MQQ É A MAIOR, MQA É MENOR. Na foto está errado a primeira é a HÍBRIDA e não MQQ.

    ResponderExcluir