Marmelada



· Hymenoptera
. Apoidea
. Apidae
· Meliponini
Nome científico: Frieseomelitta varia (Lepeletier)
Nome popular: Marmelada, Marmelada amarela brava

Abelhas sociais, agressivas, que depositam própolis sobre a pessoa que as importuna. Suas colmeias racionais são cobertas com própolis pelas próprias abelhas. A entrada do ninho é pequena, não saliente e permite que apenas uma abelha passe por vez. A cria é produzida em células que encostam levemente umas nas outras ou são ligadas por um cabo pequeno de cerume, formando grupos parecidos com cachos. Há células reais, inclusive formadas a partir de células comuns, na ausência da rainha (Faustino et al., 2002). Os potes de pólen são cilíndricos ou cônicos, com cerca de 3 cm de altura e os potes de mel são ovoides, com cerca de 1,5 cm de altura (Nogueira-Neto, 1970). As colônias podem ser médias ou grandes (Nogueira-Neto, 1970). Nestas abelhas as operárias nunca desenvolvem ovários.

Células de cria


A Marmelada é frequentemente confundida com a Moça-Branca (Frieseomelitta doederleini), por serem muito parecidas, mas na verdade a diferenças entre ambos é bem nítida, tanto aparência quanto na estrutura do ninho.

Essa espécie é  fácil de ser criada uma vez que não necessita de manejo frequente. O único inconveniente é a sua defesa e a necessidade de revestir o redor do ninho de resina. Essa característica é uma eficiente defesa para o ninho, uma vez que é capaz até de impedir o ataque de pequenos répteis.Frequentemente podemos encontrar pequenos animais presos à essa resina, como moscas e lagartixas, e até mesmo forídeos.

Não é fácil a extração do mel dessas abelhas pois além de ser muito denso,também a localização do potes não são favoráveis.

Não há um modelo de caixa especifico para está espécie, normalmente são usadas caixas de
20cm x 20cm x 10cm (medidas internas), mas nenhuma caixa ainda favorece o manejo delas, pois  os " cachos"de crias são muito sensíveis. A caixa INPA não é recomendada para essa espécie.

Postagem: Willian H. de Lima        
Fotos: Julio Pupim       
Referencia de Texto : Guia Ilustrado das abelhas do estado de São Paulo       


4 comentários:

  1. Boa tarde, a caixa impa vazada para mim está sendo a melhor forma para fazer a divisão da moça branca , pois estando a caixa completa de caíxos de cria somente tiro uma alça e coloca em uma nova caixa, sendo feita assim a divisao sem estressar o enxame . 💯 garantiso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como explicar melhor? Sou novato na área e tenho um enxame de marmelada para capturar e queria saber de um modelo legal para poder fazer a caixa pra elas.

      Excluir
  2. Letra e fonte escolhidas dificulta muito a leitura em seu site. Podia arrumar isto.

    ResponderExcluir
  3. Qual a distância de vou dessa abelhas?

    ResponderExcluir