domingo, 24 de maio de 2015

Inicio do Inverno Melipona

O friozinho já começou a chegar na região Sul e Sudeste, e com isso a floração das plantas já começam a ficar limitadas.
Então é a hora do meliponicultor sair da toca, onde passou "hibernando" a primavera e verão todo, e dar inicio a  alimentação artificial ou forçada para seus enxames. É importante avaliar a necessidade de cada enxame para não disponibilizar nem pouco e nem muito alimento, pois o excesso de alimento artificial pode prejudicar seu enxames.


Abelhas como Jatai(Tetragonisca Angutula), Irai(Nannotrigona Testaceicornis), dificilmente necessitam desse tipo de reforço, apenas enxames fracos, o principal alvo dessa atenção são as melíponas como a Mandaçaia(Melipona Quadrifasciata Quadrifasciata), essas sim tem dificuldades para se manter no inverno se a disponibilidade de alimento não tenha sido satisfatória no verão. Isso costuma acontecer em meliponários urbanos, mas os meliponicultores de modo geral devem se atentar a isso.


O Meliponicultura em Foco tem uma área que trata apenas sobre esse assunto.
Para acessa-la vá até a aba Alimentação ou clique AQUI.

Postagem: Willian H. de Lima  
Foto: Willian H. de Lima  



Um comentário:

  1. Muito bem lembrado... eu recomendaria ainda a adoção dos aquecedores de baixo custo para algumas regiões onde o frio é mais intenso e as abelhas ainda não estejam adaptadas ou fracas!!

    ResponderExcluir