Irai

Irai coletando pólen - Foto Julio Pupim

· Hymenoptera
. Apoidea
. Apidae
· Meliponini
Nome científico: Nannotrigona testaceicornis (Lepeletier)
Nome popular: Iraí. Também poder ser chamada de camuengo, jataí do preto, mosquito, mombuca, mombuquinha (Nogueira-Neto, 1970).


Essa é a uma das espécies mais doceis de abelhas, nidifica em arvores, mourões, paredes, barrancos, etc.Normalmente não ocupa o espaço todo disponível do local de nidificação, fazendo um envolucro espeço  limitando os limites do ninho

Os discos de cria são helicoidais, mas podem ocorrer discos horizontais.Fazem células reais. O ninho é formado de um complexo labirinto de cerume. Os potes de alimentos são pequenos não ultrapassam 1,5 centímetros.
Clique nas imagens para visualiza-las:

Rainha de Irai no momento exato da postura - Foto Willian H. de Lima

Não é comum encontrar grande quantidade de alimento armazenado nos enxames. A população pode variar de 2.000 a 5.000 abelhas em um enxame bem estruturado.
É comum encontrar enxames de Irai associados a ninhos de formigas pretas, essa parceria ajuda na proteção do enxame da Irai. Além dessa defesa ainda existe mais uma muito curiosa, o tubo de entrada da irai normalmente é bem curto, ele só é feito com grande comprimento se a luz não estiver ao alcance do local de saída do ninho.Mas, embora seja bem pequeno por dentro do ninho pode chegar a mais de 50 centímetros, isso porque essa abelha é alvo muito comum de saques de outras abelhas como a Iratim (Lestrimelitta limao), esse tubo é rompido na hora do ataque e fechado rapidamente enganando o "ladrão",que se ainda assim conseguir penetrar no ninho não terá nenhum problema para realizar pilhagem, pois a Irai não luta para defender o ninho, a sua unica preocupação é proteger a rainha e manter o maior numero de operarias, para conseguir reerguer o enxame depois do furto.
Clique nas imagens para visualiza-las:


Acima duas entradas bem diferentes, a variação
é muito grande, isso vai depender de onde o enxame
está localizado - Fotos Willian H. de Lima
É uma abelha de fácil manejo pois não necessita de nenhum cuidado especifico como a alimentação artificial.Não apresenta nenhum risco ao criador, indicada para iniciação com crianças. O fato da Irai ser "adaptada" a ser pilhada facilita muito a multiplicação artificial do enxame.Normalmente há várias realeiras.
Adapta-se facilmente a caixa racional, o modelo que ao ponto de vista de vários criadores do estado de São Paulo se saiu melhor para o manejo dessa espécie é o AF(Ailton Fontana).
Clique nas imagens para visualiza-las:



Desenhos Willian H. de Lima


Os detalhes da construção e medidas estão disponíveis na postagem sobre essa caixa, assista o vídeo do inventor da caixa, lá ele descreve passo a passo como construí-la  e ainda há o contato para comprar a caixa diretamente com ele.

Postagem: Willian H. de Lima      
Fotos Julio Pupim / Willian Henrique de Lima      
Desenhos 3D: Willian H. de Lima      
Agradecimentos:Julio Pupim / Ainton Fontana      











2 comentários:

  1. Willian, não achei as medidas da caixa AF. Uma dúvida também é qual a especificação do arame que é utilizado. Vc sabe qual é?

    Abraços e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Quero criar abelha Jutai em casa.
    Vi as caixas inteligentes para as comeias e gostaria de obter as medidas. Se posssivel

    ResponderExcluir