Irai - Nannotrigona Testaceicornis




Hymenoptera
. Apoidea
. Apidae
· Meliponini
Nome científico: Nannotrigona testaceicornis (Lepeletier)
Nome popular: Iraí (Nogueira-Neto, 1970).

Também chamada de camuengo, jataí do preto, mosquito, mombuca ou mombuquinha essa pequena abelha é talvez a mais mansa de todas.Ela esta presente em grande parte dos estados brasileiros,predominando na região sudeste.
As colonias possuem entre 2000 a 3000 indivíduos.Habita ocos de arvores,muro de tijolos, paredões de pedras,mourões e etc.Raramente preenche todo o espaço e na maioria das vezes o ninho está associado a um formigueiro de formigas-pretas.Isso talvez seja uma forma de defesa, já que essa especie não tem nenhum tipo de defesa a não ser se esconder pelos labirintos de cerume.
Geralmente os favos de cria são construídos de forma helicoidal,mas eventualmente esse comportamento pode mudar,se serem construídos na forma de discos horizontais.
O ninho é envolto com um envolucro de cerume duro,o túnel de acesso ao ninho normalmente é bem grande(Podendo chegar facilmente a 50 cm) para dificultar a entrada de invasores.Na parte esterna existe um tubo semelhante ao da jataí(Tetragonista Angustula),porém esse é de maior diâmetro e construído com cerume escuro e pode variar muito de tamanho,além de ser frequentemente reconstruído pelas  abelhas.



Os potes de alimento são pequenos e podem atingir 1,5 cm de altura.Essa espécie não é uma boa produtora de mel,porém é uma ótima alternativa para polinização em  estufas ou plantações convencionais.



Referência:
Nogueira-Neto. A criação de abelhas indígenas sem ferrão









5 comentários:

  1. Olá, por gentileza, preciso de um contato de algum apicultor que tem essa espécie de abelha. Serei eternamente grato. Gabriel. gafor.bio@gmail.com. 7399751756

    ResponderExcluir
  2. Sou pesquisador e minha pesquisa de mestrado é com citogenética da abelha Iraí. Nanotrigona sp. Por favor! Obrigado. Gabriel. Parabéns pelo blog. Esta lindo.

    ResponderExcluir
  3. Sou pesquisador e minha pesquisa de mestrado é com citogenética da abelha Iraí. Nanotrigona sp. Por favor! Obrigado. Gabriel. Parabéns pelo blog. Esta lindo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, por gentileza, preciso de um contato de algum apicultor que tem essa espécie de abelha. Serei eternamente grato. Gabriel. gafor.bio@gmail.com. 7399751756

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, a poucos dias essa espécie de abelha, expulsou as abelhas Jataí (amarelas) que habitavam um muro da minha casa há mais de dez anos e pelo jeito elas são preguiçosas,n não se movimentam como as outras, isso é comum?

    ResponderExcluir