quinta-feira, 14 de maio de 2015

Biologia da Polinização PDF

Organizadores: André Rodrigo Rech, Kayna Agostini, Paulo Eugênio Oliveira e Isabel Cristina Machado. A polinização é considerada um serviço ecossistêmico básico e que suporta os outros serviços ecossistêmicos disponibilizados pela natureza, como aumento da produção agrícola, do controle biológico e da erosão do solo, ciclagem de nutrientes, conservação da vida selvagem etc. Nos últimos anos, as alterações antrópicas, ou seja, os impactos causados pelo homem na sua utilização dos recursos naturais, levaram ao decréscimo de populações de alguns polinizadores fundamentais para a produção de alimento no mundo. Como consequência, um alerta geral sobre a importância do tema surgiu nos cenários científico e econômico.


Este livro, cuidadosamente preparado para esta ocasião, é o mais importante e atual sobre Biologia da Polinização publicado no Brasil, em português, e está entre os melhores da literatura internacional. Destaca-se a abordagem evolutiva, precisa e ao mesmo tempo simples. Os capítulos foram bem elaborados, utilizaram ampla literatura e nos trazem um panorama muito completo sobre o que é conhecido atualmente sobre a polinização.

O projeto que culminou com a redação desse livro nasceu da preocupação coletiva da disponibilização de um material de relevância acadêmica na área de biologia da polinização acessível aos estudantes de todo o Brasil.

O livro foi produzido como parte do projeto “Conservação e manejo de polinizadores para uma agricultura sustentável, através da abordagem ecossistêmica”, sendo implementado em sete países, Brasil, África do Sul, Índia, Paquistão, Nepal, Gana e Quênia e apoiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). A atividade é coordenada globalmente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP). No Brasil, a coordenação do projeto é do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).

Para fazer o download do livro em PDF clique no ícone abaixo:


Postagem: Willian H. de Lima   
Texto : Site MMA   

4 comentários: